Automação Industrial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Controladores Lógicos Programáveis I

2 participantes

Ir para baixo

Controladores Lógicos Programáveis I Empty Controladores Lógicos Programáveis I

Mensagem  Admin Qui Jan 22, 2009 11:56 pm

Dúvidas devem ser postadas aqui...

Admin
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 22/01/2009

https://automacaoindustrial.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Controladores Lógicos Programáveis I Empty preciso aprender clp

Mensagem  jacob Dom Jan 25, 2009 1:49 pm

oi preciso aprender clp sou tecnico informatica fico no aguardo

jacob

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Controladores Lógicos Programáveis I Empty Re: Controladores Lógicos Programáveis I

Mensagem  Admin Dom Jan 25, 2009 11:02 pm

Bom...

Falando bem grossamente

O que é um CLP?

Imagine o CLP como um computador, com os dispositivos de entradas e saídas, em que as entradas acionarão ou não as saídas de acordo com a programação do seu CLP.

Para que serve um CLP?

Falando bem genericamente, olhe para a lâmpada no teto do seu quarto, ela é acionada pelo interruptor correto? portanto podemos definir que a nossa entrada é o interruptor e a saída é a lâmpada. Para acionarmos a lâmpada, temos que mudar o estado do interruptor de OFF para ON, correto? Agora ao invés da lâmpada imagine um motor de uma máquina, e ele tem que ser acionado e desacionado sincronizadamente a cada 30 segundos pelo interruptor, a solução mais óbvia é colocar alguem la apertando o interruptor com um cronômetro, correto? mas também, poderímos ligar a entrada do motor, onde entra a energia, a saída do CLP, e o interrupto ligado na entrada do CLP, correto? Ai com a programação correta do seu CLP, a chance do motor não funcionar como eu falei anteriormente é praticamente zero.

Como se programa e qual é a linguagem de programação de um CLP?

Há Clp's de 'N' marcas e fornecedores, dos vários que existe eu ja trabalhei com Siemes e Altus, e cada maca tem seu software de programação, Step-7 da Siemens e Mastertool da Altus, onde você fará a sua programação, e depois transportá-la para o CLP. Também há simuladores de CLP's para treinamento, AutomGen 8, que está na parte de downloads é um programa que indico, o Simulador S7 é um software designado apenas a simular o hardware do CLP da Siemens.

Mas voltando a programação, já ouvi falar em vários tipos de linguagens de programação de CLP's, mas a usada mundialmente, e a que eu sei as que eu conheço são as linguagens em Ladder e Grafcet, mas vamos ver a Ladder inicialmente.

Como é a Programação em Ladder?

É uma linguagem binária, ou seja, zero ou um, para que Q0.0 vire um, é necessário que I0.0 também esteja em um.
É bem simples de entender, deem uma olhada ai...

******************I0.0****************Q0.0
Entrada |---------------| |----------------------( )---------| Saída
Energia******************************************Energia

Onde, I0.0 é o endereço ou o tag do interruptor, e o Q0.0 é o endereço ou tag do interruptor. São usados tag's I para entradas e Q para saídas, e que variam de I0.0 em diante. Ex: I0.0, I0.1, I0.2... I0.7, I1.0, I1.1

Porquê vai só até I0.7 e pula direto para I1.0?

Simples, pois os dispositivos de entradas e saídas dos CLP's, ou cartões de memória, sempre são de 8 entradas e de 8 saídas, ou de 16 entradas e 16 saídas.

Continuando a programação, para acionarmos a saída Q0.0, ou mudarmos o estado de Q0.0 de zero para um, é necessário acionarmos o interruptor, ou seja, mudarmos o estado de I0.0 de zero para um.

Veja..


******************I0.0****************Q0.0
Entrada |---------------|/|----------------------(X)---------| Saída
Energia******************************************Energia


Onde a barra / em I0.0 representa que o contato está fechado, e o X que está em Q0.0 indica que a lâmpada está ligada.

Espero ter ajudado um pouco, não sei se eram estas as dúvidas para começar a estudar CLP, mas qualquer coisa postem ai... Aos mais experiêntes, se falei algo de errado por favor me corrijam, criei este fórum para aprender também!

abraço a todos!

Admin
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 22/01/2009

https://automacaoindustrial.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Controladores Lógicos Programáveis I Empty Re: Controladores Lógicos Programáveis I

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos