Automação Industrial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Para quem não entende nada de vírus

Ir para baixo

Para quem não entende nada de vírus Empty Para quem não entende nada de vírus

Mensagem  Admin Sex Jan 23, 2009 10:28 am

Vírus são programas como outros quaisquer, com a diferença de que foram escritos com o único objetivo de atormentar a vida do usuário.
Para "pegar" um vírus, você deve obrigatoriamente executar um programa infectado ou acessar um disquete que tenha um vírus escondido. Não há outra forma de contaminação. Por isto, é impossível pegar vírus através de e-mail, por exemplo. Mesmo que você tenha um programa infectado, caso você não o execute, o vírus não irá contaminar o seu micro.
Na verdade, o micro não "pega" vírus nem "fica" com vírus. Os vírus ficam alojados secretamente dentro de programas ou da área de boot de disquetes ou do disco rígido. Por este motivo, é impossível que você compre alguma peça de computador "com vírus"; eles necessitam estar armazenados em algum lugar, normalmente disquetes e discos rígidos. Como são programas, com o micro desligado os vírus não podem fazer nada, mesmo que o micro esteja infectado.

Como eu pego um vírus ?
Através de um pendrive ou arquivo contaminado ou ainda através de documentos do Word e do Excel, no caso de vírus de macro. Por este motivo é muito importante que você passe um antivírus em todos os disquetes que você trouxer do trabalho, do curso ou for emprestado por amigos, por mais inocentes que os disquetes possam parecer.
Um vírus pode "destruir" o meu computador ?
Literalmente falando, não. O máximo que os vírus fazem é destruir dados ou corromper programas. O seu hardware (ou seja, as peças do seu micro) não tem como ser "destruído" ou "queimado" por um vírus. Por este motivo, nunca deixe de fazer cópias de segurança (backup) de seus arquivos de dados.

Posso pegar um vírus pela Internet ?
Sim, pode. Mas é importante lembrar que você precisa executar o vírus. O fato de baixar um arquivo ou abrir o seu correio eletrônico (e-mail) não faz com que um vírus seja ativado. Em outras palavras, você obrigatoriamente precisa "rodar" um arquivo que esteja contaminado, ou então abrir um documento infectado por um vírus de macro no Word para que o vírus seja ativado.
Existem vírus de e-mail ? E estas mensagens de alerta que de vez em quando recebo avisando sobre um novo vírus de e-mail ?
Não existem vírus de e-mail. Mensagens contendo alertas sobre novos vírus que são pegos via e-mail são completamente falsas. Trata-se de spam, circular uma notícia falsa pela Internet. Quando você receber uma mensagem deste tipo, responda a quem te enviou para parar e alerte-o que trata-se de uma notícia falsa. Através de e-mail você pode pegar vírus através de arquivos anexados (attach). Entretanto o vírus estará no arquivo e não no e-mail. Este procedimento eqüivale a um disquete emprestado por um amigo: o arquivo pode ou não estar contaminado.
Eu posso pegar vírus através de fotos (arquivos GIF e JPG) que eu pegue na Internet ou através de algum amigo ?
Não. Os vírus se propagam somente através de arquivos executáveis (extensões EXE, COM, SYS, DLL, etc). Como imagens são arquivos de dados e não de programas, nunca serão executados e, por isto, não há sentido um vírus se propagar em um arquivo deste tipo. O único tipo de vírus que contamina arquivos de dados é o vírus de macro, que se alastra através de arquivos do Word ou do Excel.

Quais são os sintomas típicos de um micro infectado ?
Os vírus possuem duas fases: a de contaminação e a de ataque. Em geral, quando chegam à fase de ataque, você logo perceberá que o seu micro está infectado, pois os vírus, em geral, avisam que estão realizando um "estrago" (algo como "ha há ha ! Você pegou o vírus e agora estou apagando todos os dados de seu disco rígido !"). Na fase de contaminação, geralmente o micro fica mais lento e apresentando problemas aleatórios, tais como travamentos e alterações no comportamento normal do micro. Em relação aos vírus de macro, eles são ativados imediatamente após a contaminação de Word. Em geral, o Word fica com um comportamento anormal, trocando opções e comandos.

Admin
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 22/01/2009

https://automacaoindustrial.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos